Sejam Bem Vindos ao Blog do Laboratório Educacional de Informática da Escola Arsênio Ferreira Maia. Este espaço foi criado com o intuito de aproximar os alunos, os professores e a comunidade escolar mantendo-lhes informados sobre a escola, sobre as atividades do LEI e sobre assuntos gerais de interesse coletivo proporcionando-lhes maior interatividade entre todos que compõe esse universo chamado ESCOLA.
Coordenador: Marcos de Brito.
Saiu o 1º número do Informativo Arsênio. Esse jornal é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a comunidade escolar, que direta ou indiretamente deu sua contribuição. A equipe responsável pela edição desse informativo foi:
A sala de multímeios, dentre outros projetos está desenvolvendo no ano de 2011, o projeto gincana cultural, que representa um incentivo a leitura de obras literárias. O projeto parte do pressuposto e da premissa de que quem lê bem, escreve bem. Além da leitura, o projeto propõe o preenchimento de uma ficha resumo sobre a obra lida, abordando aspectos da literatura, História e Geografia, fazendo uma analogia do ponto de vista do tempo. A observação que se tem de forma preliminar é de uma grande aceitação por parte dos estudantes, no que se refere ao interesse pela leitura.
Mais um projeto nasce na Escola Arsênio. O professor Erison Lima esteve reunido com a equipe que irá trabalhar um projeto na escola sobre a temática “AGROTÓXICOS”. Nesta reunião estiveram presentes:
Já está no ar, ou melhor, na web, a WebRádio Arsênio, onde estão sendo postados podcasts de várias natureza. Você da comunidade Arsênio venha contribuir, produza seu áudio (podcast) e procure a equipe da WebRádio. Visite-nos e veja como funcionam a rádio – www.eefmarsenio.podomatic.com
Educação inclusiva é um processo lento, gradativo, amplo e dinâmico, que está sempre evoluindo graças colaboração dos diretores, coordenadores e professores que, lutam junto com as famílias para matrícula e permanecia do aluno com deficiência seja ela qual for: física, intelectual, transtorno ou distúrbio de aprendizagem.
O fato é que tem sido um dos maiores e mais longos desafios para o sistema educacional, que tem como reconhecer que todas as crianças, jovens e adultos independentes de serem ditos normais ou não todos podem aprender a ler, escrever e participar ativamente da vida na sociedade, mostrando que merecem respeito, dignidade e igualdade social.
Foi fazendo cumprir a lei que a escola de ensino fundamental e médio Arsênio Ferreira Maia, citada na rua Cel. José Nunes nº1245 na cidade de Limoeiro do Norte, em 2006 deu o primeiro passo, se destacando como a primeira escola a fazer a inclusão de alunos com deficiência auditiva na sala de aula regular, acompanhados por a intérprete Lucinha e juntos obtiveram, onde estão até os dias atuais.
E para melhorar cada vez mais esse trabalho foi montada uma sala multifuncional, com objetivo de complementa / ou suplementar, para melhor, desempenho destes alunos, priorizando a auto estima, superando as limitações, fortalecendo o desenvolvimento das habilidades e características de cada um, aprendendo a ser cidadãos críticos e participativos.
Na EEFM Arsênio Ferreira Maia de Limoeiro do Norte, equipe “De Repente” está participando do projeto Minha Terra do Portal EducaRede, linha de pesquisa Cidade e Cultura, na temática violeiros. A equipe tem por objetivo abordar temáticas relacionadas à cultura regional e local, a partir das diversas áreas do conhecimento e contribuir diretamente para a inclusão digital desses alunos que terão a oportunidade de divulgar a cultura da nossa terra, além de praticar e utilizar as novas tecnologias educacionais.
Assim estaremos na internet e no mundo, conhecendo outras culturas, trocando experiências e divulgando a cultura da nossa terra.
Durante toda essa semana, de 06 a 10/06/2011, estarão acontecendo na EEFM Arsênio Ferreira Maia a 1ª Assembléia do Projeto Diretor de Turmas do ano letivo, onde os DT´s (professores diretores de turmas), estarão apresentando para os pais o “Projeto Diretor de Turma”, distribuindo material de contato, ouvindo dos pais propostas temáticas para serem abordadas nas aulas de formação cidadã e discutindo com eles a resistência dos alunos quanto ao preenchimento da ficha individual do aluno. Além desses pontos, será facultada aos pais a palavra, onde eles devem expressar seus desejos, satisfações e angústias.
O professor coordenador Maurício Oliveira, apresentará aos pais o site de acompanhamento do desempenho dos alunos na internet, criado pela SEDUC (www.alunooline.seduc.ce.gov.br)
Estarão presentes na reunião DT´s, professores da turma, pais, núcleo gestor e alunos representantes de turma.